MENU

22/02/2021 às 16h45min - Atualizada em 22/02/2021 às 16h45min

Novos serviços são ofertados nas Unidades de Saúde a partir desta segunda (22)

Além do serviço de pré-natal e consulta de puericultura (crianças de 0 a 2 anos), mantidos nas Unidades de Saúde de Indaial, novos atendimentos serão retomados a partir desta segunda, 22

Graciely Guesser Ramos Jornalista - MÉDIO VALE EM FOCO
Coordenadoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Indaial

Além do serviço de pré-natal e consulta de puericultura (crianças de 0 a 2 anos), mantidos nas Unidades de Saúde de Indaial, novos atendimentos serão retomados a partir desta segunda, 22. Entre eles está o monitoramento dos pacientes com doenças crônicas não transmissíveis e usuários sintomáticos respiratórios.

“Em 2020, quando começou a pandemia da Covid-19, priorizamos alguns serviços nas unidades com o objetivo de proteger os profissionais de saúde e concentrar esforços no atendimento a pacientes com sintomas respiratórios. Nesse período foi iniciado o plano nacional de vacinação, com prioridade para os trabalhadores da saúde. Em Indaial todos os profissionais da rede pública municipal já foram imunizados com a 1ª dose da vacina e a maioria também recebeu a 2ª dose. Com nossas equipes vacinadas temos condições de ampliar os serviços ofertados para a população nas unidades”, explica o secretário de Saúde, Paulo Moschetta.

 

Serviços nas unidades

 

Das 8h às 12h, de segunda a sexta, e das 13h às 15h30, na segunda, terça, quinta e sexta, as equipes de saúde vão atender usuários hipertensos, com diabetes, problemas relacionados à tireoide, doenças endocrinometabólicas e reumatológicas, por exemplo. Os atendimentos de saúde mental e saúde do idoso, assim como as visitas domiciliares, voltam a ocorrer.

 

Os testes rápidos de hepatites b e c, sífilis e HIV também estarão disponíveis. Vacinas de rotina continuam normalmente.

 

Atendimento nas unidades para sintomáticos respiratórios

 

As unidades de saúde também vão receber usuários com sintomas respiratórios em horário distinto dos demais serviços: nas segundas, terças, quintas e sextasdas 15h30 às 17h, e nas quartas, das 13h30 às 15h.

 

Na quarta-feira já é prática da política de atenção primária atender os usuários até as 15h, pois a partir desse horário acontecem as reuniões de equipe para traçar estratégias da unidade.

 

“Definimos que o atendimento aos usuários com sintomas respiratórios seria no fim da tarde para que depois possamos higienizar as unidades ao encerrar o expediente. O objetivo é evitar ao máximo a contaminação dos demais pacientes”, explica o secretário.

 

Centro de Atendimento à Covid-19

 

O Centro de Atendimento à Covid-19 vai continuar funcionando nos fundos do Sais, na rua Leoberto Leal, bairro Tapajós. Serão atendidos usuários com sintomas respiratórios de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 8h às 13h. De 1º a 17 de fevereiro foram registrados 1.251 atendimentos no Centro.

 

“Ainda estamos lidando com a pandemia, por isso as medidas de prevenção devem continuar, como usar máscara e álcool em gel e evitar aglomerações”, explica Paulo Moschetta.

 

Ouvidoria

 

Todo paciente do SUS tem direito a acessar os serviços da Rede de Saúde, assim como receber informações claras e precisas e ser minimamente atendido e tratado com respeito.

 

Caso o usuário passe ou presencie alguma situação contrária a esse direito, ele pode fazer uma denúncia no setor de Ouvidoria da Prefeitura.

 

A solicitação pode ser feita de forma presencial na Praça do Cidadão (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 674, bairro Tapajós, ao Lado da Dokassa), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, através do telefone (47) 3306-5532, e-mail ouvidoria@indaial.sc.gov.br ou site https://indaial.atende.net/?pg=autoatendimento#!/tipo/servico/valor/23/padrao/1/load/1

 

O prazo de resposta da Ouvidoria é de 30 dias.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp